LT Agriculture - шаблон joomla Mp3

Escaldado Cuiabano

O Escaldado tem diversas origens e une diferentes culturas com forte influencia indígena. Era pratica dos índios manter em uma grande panela de barro um caldo, onde tudo que estivesse a disposição para alimentação era sendo acrescentado. Dessa forma, havia comida e base para outros pratos a qualquer hora,
mantendo o fogo aceso e conservando os alimentos em altas temperaturas. Essa é a principal origem do “fazer” do Escaldado. Portanto o Escaldado Cuiabano agrega do Índio a farinha de mandioca e seu modo de fazer como um pirão pouco engrossado. Os demais ingredientes e acompanhamentos vieram da colonização e da imigração, sendo o tomate trazido somente no século 19 pelos italianos.

Há versões do Escaldado em todo o Centro-Oeste, e, em Cuiabá, ele tem uma historia bastante peculiar. Em 1974, o fundador do Restaurante Choppão, frequentava um “bolicho” na estrada do Sucuri, área rural da cidade, onde uma senhora goiana cozinhava e servia um delicioso Escaldado. Querendo incluir o prato em seu restaurante, meio sem jeito, ele perguntou para ela qual era o segredo daquele prato. Imediatamente ela o levou para a cozinha e fez a primeira “Cozinha Show” que se tem noticia na cidade ensinando tudo. O resto é história, o Escaldado do Choppão virou um símbolo da noite cuiabana alegrando e “curando” os boêmios, foliões carnavalescos e aquecendo a todos nos poucos períodos frios da calorosa Cuiabá.

Preparo para 06 pessoas:
1 frango inteiro
15 ovos
Farinha de mandioca Cuiabana crua.
Massa de tomate
Tomate, cebola e pimentão picados.
Cebolinha picada
Sal o necessário.
Uma panela e uma colher grande para mexer.

Cozinhar e desfiar o frango, reservando a água do cozimento.
Refogar o frango desfiado com a massa de tomate, tomate, cebola e pimentão. Se for do gosto, acrescentar tabletes de Caldo de Galinha.
Acrescentar a água do cozimento e um pouco mais de água. Esperar ferver.
Quebrar os ovos com clara e gema inteiras em uma vasilha. Reserve
Quando estiver fervendo, acrescentar a farinha de mandioca bem devagar e mexendo bem o caldo para não empelotar, ate ficar um caldo grosso. As pelotas de farinha deverão ser retiradas.
Esperar ferver novamente e quando estiver fervendo acrescentar os ovos, e, sem mexer, aguardar alguns minutos em fogo muito baixo para que os ovos endureçam.

Acrescentar por cima a cebolinha picada

Servir com concha funda, levando até o fundo da panela para trazer os ovos.

Acompanha pão fatiado com margarina ou manteiga levado ao forno, ou torradas. Ainda se preferir, leve a mesa queijo ralado e pimenta.
Para requentar, fazer no Banho-maria para evitar de queimar o fundo.

Fotos

CUIABÁ 
VALE A PENA VISITA 

Facebook

Contato


Restaurante Choppão
Praça 8 de Abril , nº 44
Cuiabá, MT | CEP: 78000-001
Telefones:
(65) 3623-9101
(65) 3623-5005

Email: contato@choppao.com.br

Localização